terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Economizando bateria do seu Android


connectcharger 200x300 Economizando bateria do seu AndroidComo novo usuário de um telefelfone Android você pode estar espantado com a duração da bateria de seu novo celular. Você poêm seu telefone para carregar e mal chega o fim do dia o telefone já está pedindo recarga novamente. Você decide radicalizar e desliga o 3G usando somente EDGE, desabilita o tráfico de DADOS DE SGUNDO PLANO, diminui o BRILHO DA TELA e o desabilita o GPS e mesmo assim, sua bateria só dura 1 dia. Por que isso ocorre?
Os telefone android foram concebidos para integração total com a internet e serviços da Google, e quando eles estão ligados estão sempre se conectando e sincronizando dados com suas contas google,  emails, agendas, redes sociais, etc. Como também aplicativos que você baixou pelo Android Market, alguns sincronização automática e acessam dados em segundo plano. O grande vilão sugador de bateria é a conexão a dodos feita via EDGE ou 3g.
E em algumas situações por exemplo; quando dormindo, ocupado em alguma reunião, ou não necessitando algum acesso a serviço de dados naquele momento, nestes casos não precisamos deixar a conexão de dados drenar a bateria. Mas talvez  ainda queremos fazer e receber ligações. Existem alguns aplicavos no Android Market que podem seletivamente desligar totalmente a conexão de dados, permitindo somente chamadas.
Vamos conhecer alguns deles: APNDROID e TOGGLE DATA WIDGET
apn2 Economizando bateria do seu AndroidOs dois aplicativos gratuítos, inteligente e similares, com apenas a ativação de um botão on/off você pode simplesmente desligar TODAS as conexões de dadosGPRS, EDGE e 3G, permitindo que você use um ícone como um widget em uma das telas de seus Android. Você obviamente não será capaz de navegar na web ou sincronizar os serviços do Google, enquanto os serviços de dados estiverem desligados, mas poderá enviar mensagens MMS/SMS. Você no entanto, vai ter a funcionalidade básica de telefone, e sua bateria irá durar muito mais sem ter que manter o cabo USB alimentado-o o tempo todo.
Precisa verifcar algum email, ou tirar alguma dúvida na wikipedia, não se preocupe, como é muito rápido o acionamento ou desligamente via widget, basta ligar e acessar e desligar novamente quando não houver mais necessidade.
Atenção: Antes de testar esse apps, sugiro que instale o APN Backup & RestoreO APN (Access Point Name) é a configuração que faz com que seu celular acesse a rede de dados da sua operadora, para se asseguar de não perder o APN do seu Android baixe e instale.
O desenvolvedor do APNDROID avisa para desinstalar com ele habilitado com acesso à internet caso o faça! Pois do contrário, você ficará offline perdendo suas configurações APNs, obrigando a você colocar manualmente de volta o e como cada operada tem sua configurações diferente de dados isso pode ser um pouco trabalhoso, portando backup antes ok.
PS: Os telefones Android da HTC já vem com widget similar pré instalado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário